quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

5 minutos de PDP



O Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) é uma complexa atividade que envolve diferentes partes da organização e se estende do planejamento estratégico e conceito do produto até o gerenciamento do seu ciclo de vida e retirada do mercado. O modelo genérico define o processo em atividades de pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento. 



A multifuncionalidade característica desse tipo de desenvolvimento faz com que a gestão de mudanças e comunicação seja um dos seus principais gargalos. O processo é fortemente marcado pelo paralelismo na execução das atividades, datas chaves de análise e reavaliação da viabilidade técnica e econômica do projeto, como também a antecipação da visualização dos problemas e restrições das próximas fases. 



Elaborei o esquema acima para uma recente (e breve!) apresentação sobre o conceito. Entender o PDP em cinco minutos é quase uma missão impossível. A figura utiliza a prática de três diferentes montadoras de veículos. O macro processo é basicamente o mesmo, a diferenciação está em como as empresas elaboram estrategicamente o gerenciamento do desdobramento de cada etapa utilizando os princípios da engenharia simultânea além da integração de novos modelos como a co-criação N=1 e R=G.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...