quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Gestão à Vista - Eficiência na comunicação




A Gestão à Vista iniciou-se com o movimento da Qualidade Total e hoje é amplamente utilizada nas empresas, especialmente indústrias. É um importante meio de comunicação da empresa com os funcionários e vice versa. Os seus requisitos básicos são uma comunicação rápida, eficiente e disponível. Seus principais benefícios são melhorar a comunicação, nivelar o conhecimento sobre o processo/sistema, perceber problemas e identificar oportunidades de melhorias. 

É comum vermos em forma de gráficos os indicadores produtivos de máquinas, equipes ou áreas. Geralmente são expostos em painéis de locais de grande movimentação e fácil acesso. Atualmente muitas empresas também utilizam a intranet como canal de comunicação da Gestão à Vista. 

Tenho um particular interesse por esse sistema, pois acredito que quanto mais conhecimento você tem sobre o que está fazendo, maior é o seu compromisso com o resultado. 

Para ilustrar os resultados é necessário medi-los, assim estimulamos a criação de indicadores de desempenho; para medir é necessário organizar e padronizar, otimizar processos e focar no resultado. Um "painel" que pode mudar a rotina de uma empresa inteira.

Tive contato com a Gestão à Vista de diversas áreas, do meio ambiente à industria. Transitando o conhecimento, apliquei na gestão municipal, detalhe na imagem. Acredito que deveria ser requisito básico de todos os gestores do município. 

2 comentários:

Luciana disse...

Gostei muito do post sobre gestão à vista.
Gostaria de ver alguma coisa focando a teoria das restrições e a contribuição da gestão à vista. O que você acha sobre isso Isadora?!
Beijos

Isadora Pâmmela dos Santos Costa disse...

Oi Lu! Que bom que você gostou! Interessante você perguntar sobre a teoria das restrições, estou trabalhando na ideia de montar um material "especial" falando sobre isso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...